google analytics

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Aos que abandonam o PT

Fiz o comentário abaixo, em resposta a este texto no site do Kotsho:
http://colunistas.ig.com.br/ricardokotscho/2009/08/25/trinta-anos-de-historia-do-pt-contra-cinco-minutos-na-tv/?cp=18#comment-230306

Meus amigos, não sou petista de carteirinha como gostam de dizer, mas o PT nasceu no meu coração antes de nascer como partido. Estive com ele nas agruras, quando aparecia no jornal apenas para ser criticado. Estou com ele agora, que aparece por coisas boas e ruins. Continuarei com ele, por tudo que vão continuar a criticar. O PT é isto, e é bom.

Apesar de não ser filiado, tenho sim algumas coisas que me frustam:
- não gosto de ver o partido deixar de "fazer a discussão politica, mas votar em bloco"; sempre adorei isto, e para mim é isto que faz o PT diferente do PMDB; temos que ter liberdade de convencer nossos pares de idéias diferentes, mas a decisão da maioria é a que deve ser levada a voto em todas as instâncias de vereadores, deputados e senadores;
- não gosto da idéia de não termos limites na salvação dos aliados (ex: José Sarney); o limite deve ser o que é ético e o que não é; não podemos defender aquele que, mesmo que agora sendo aliado, meteu a mão na cumbuca e lesou do povo (a que se provar);
- não me agrada o fato de termos abandonado as prévias para escolha de candidatos; agora mesmo concordando que Dilma é uma excelente candidata, eu gostaria muito de acompanhar de agora até jan/2010 uma grande disputa interna para decidir por Marta, Tarso, Dilma, Suplicy, Mercadante, Marina, Patrus, Mercadante e assim escolher o nosso candidato a presidente da repúplica; seria muito bom esta turma discutindo os problemas do Brasil dentro do partido (e abrindo ao mundo, como fizeram Obama e Hilary na maior democracia do mundo), e depois com o Brasil inteiro durante as eleições; seria muito bom ver isto; não me interessam as pesquisas de opinião, eu quero o debate e a escolha pela maioria; não gosto da idéia do presidente Lula, o quadro mais importante do partido sem dúvida, mas não mais importante que outro filiado, escolhendo o nosso candidato a presidente;

Enfim, tem muito mais....não vou cansá-los, mas tem muita coisa que quero que não mude; ahhh... e tem as coisas que gosto muito que tenha mudado:
- não somos mais um partido dos trabalhadores apenas: nos abrimos para a sociedade e representamos hoje um espectro muito maior da população brasilieira, e isto é muito bom;
- paramos de achar que falar errado era bonito; e paramos de achar que não poderíamos os vestir bem, comer bem, viver bem; sim, podemos;Tem mais, muito mais, mas fica para outra hora....

..... pois agora vou ver o meu Corinthians jogar !!!

Nenhum comentário: