google analytics

sábado, 27 de setembro de 2008

Vetado ou Escondido?

Um amigo me mandou o vídeo acima, em que o ator Carlos Vereza, muito bom ator na minha modesta opinião, aparece elogiando as meninas do Jô, a Regina Duarte, e criticando o presidente Lula, e os Líderes da América Latina.

Em primeiro lugar me cabe analisar o título do email que recebi, que era “O Programa do Jô que foi vetado”. Eu perguntaria: vetado por quem? Depois eu perguntaria: vetado por quê? E por último eu perguntaria: vetado ou escondido? Sim, porque a entrevista toda é de uma pobreza de discurso, de idéias e de números que não me choca. Se me chocasse, talvez deveria ter sido vetada. A entrevista não ofenderia o presidente ditador imposto, Luis Ignácio Lula da Silva, o lider da revolução. Não vi nenhum motivo para que o presidente Lula mandasse para os porões o ator e o apresentador. Portanto, eu creio mesmo que o video foi escondido pelo próprio autor do programa, pelo entrevistador que depois de rever pensou “não ficou bom, um ator decadente e um apresentador sem graça”. Pode ainda ter sido escondido pela própria direção da TV, que pensou: “este não está a altura dos padrões Globo de televisão”. E ainda podem ter escondido visando o Ibope, pensando que 77% dos Brasileiros apoiam o governo Lula, segundo umas pesquisas de opinião, um exagero na minha opinião, e não gostariam de ver tal porcaria.

No inicio da entrevista, o ator elogia ´As meninas do Jô´, dizendo que tratou-se de um momento único na história do país, um ´momento de tribuna livre´, ao criticarem o mensalão. Realmente, eu me lembro de ter visto algumas entrevistas, e realmente depois de o presidente Lula ter fechado o congresso Nacional, ter estatizado todos os meios de comunicação, ter nomeado prefeitos e governadores biônicos, o único lugar onde a liberdade de impressa sobreviveu foi no programa do Jô Soares. Eu me recordo do Bom Dia Brasil, Jornal Nacional, Jornal da Noite, Veja, Folha de São Paulo, O Globo, OESP, UOL, Istoé, Carta Capital, Época e todos eles eram só elogios ao governo Lula, por isto ele não caiu, foi protegido pelos meios de comunicação. Um delírio!

Depois disto, ele elogoia a coragem da Regina Duarte, que tinha medo do, à época, possível governo Lula. Ai ele escorrega e confessa que deu apoio ao então candidato José Serra, apoio discreto segundo ele, e ele sai dizendo que o mesmo representa a verdadeira esquerda, aquela que não é refém do muro de Berlim. Uma maravilha isto, o Serra na oposição, a esquerda acossada, criticada pelos meios de comunicação. Eu tô maluco!!! Ôôô, eu tô maluco!!

Ele então diz que o Lula foi inventado pela USP, Unicamp e Comunidades Eclesiais de Base, com o aval do Golbery do Couto e Silva. Segundo ele, o presidente Lula teria dividido a esquerda, aquela formada por Luiz Carlos Prestes, Leonel Brizola e outros que se sacrificaram na Luta contra a ditadura e que foram exilados. Lula teria se transformado na glamurização do apedeuta e da ignorância, no ´border line´, um sujeito fronteiriço, segundo o ator. Segundo ele ainda, o presidente Lula abdica para si mesmo o direito de ter feito mais pelo trabalhador na história deste país, o que seria um delírio, uma megalomania. Ai ele dá aquela travada, o discurso morre, sem consistência, sem dados para corroborar com sua verborragia, mas tem a claque, que entra aplaudindo. Sinceramente, dificil analisar este trecho, sem olhar os números. O governo do presidente Lula tem trazido beneficios para a população, se é o maior ou não só comparando os números, deixe a história falar por si mesma.O mundo atravessa uma de suas maiores crises economicas, que já dura mais de um ano, e o Brasil reduz desemprego e aumenta renda. O que mais posso dizer?

Mudando de assunto, o Jô pergunta se ele nunca foi atraído pelo PT, ao que ele responde que o PT nunca o enganou. O apoio que ele deu ao partido sempre foi em alerta, como um escoteiro. Segundo ele, o partido foi contra todas as tentativas de boas e generosas que se tentou colocar em prática neste país, tendo sido a oposição mais feroz, cruel e desonesta que se teve no país, segundo o mesmo. E que nós fazíamos muito barulho, levavamos apito, batíamos na bancada do congresso e usávamos o discurso da ética, moralidade e da virtude, como se fossemos os proprietários únicos destes valores. E engraçado, ao chegar ao poder, apenas chegamos sem projeto de poder. Mas ai o Jô tenta ajudar dizendo que nosso projeto era apenas o poder. Com isto ele consegue segurar o seu discurso vazio novamente, e dizer que o projeto era para que Lula ficasse 8 anos, o outro mais 8, ai o Lula volta para mais 8 anos e assim por diante. Eu não entendo a oposição, é óbvio que os partidos políticos existem para lutar pelo poder, poder que lhes permitirá implementar sua visão de mundo. E portanto, devem lutar sim por permanecer por mais tempo possível, democraticamente, no poder. O povo deverá decidir se merecem ficar ou não. O governo anterior não foi digno da confiança popular e não ganhou. Vamos ver o desempenho dos partidos nesta eleição, o PT será o maior vitorioso, para desespero dos que não gostam da gente.

Como o ator é muito culto, ele entra também no campo da política internacional, e abre criticando a América Latina que estaria dando não uma guinada a esquerda, mas ao populismo e autoritarismo, esta seria a verdade, segundo ele. A claque entra e aplaude, novamente para esconder a fraqueza do discurso. Um populismo pior do que Getúlio e Peron, devido à época e segundo eles devido ao acesso que temos aos meios de comunicação. Populistas que segundo eles mentem muito, mas não tem coragem de citar nenhuma mentira, ninguém. Eu creio que é chegada a hora da população da América Latina fazer a sua história,, deixem a democracia funcionar. Evo Morales venceu, a oposição deve se opor, mas sem avançar os limites da democracia. O mesmo vale para os outros países. Tentaram tomar o poder na Venezuela, errado, respeitem a democracia. Nem tentaram isto no Brasil, ainda bem. Deixem a democracia funcionar.

O ator e o apresentador voltam ao cenários nacional, e os intriga o fato de que apesar de 40 pessoas terem sido denunciadas no mensalão, ninguém faz nada. Carlos Vereza então faz o fechamento para a claque, segundo ele o promotor prendeu os 40, ficou faltando o Ali Babá, advinhem quem seria, e provoca dizendo que o presidente Lula que gosta tanto de metáforas pode tentar adinhar. Eles gostariam mesmo é que o presidente fechasse o Legislativo, o Congresso e prendessem todo mundo, mandasse todos para o pau-de-arara. Mas não o presidente que aí está, este não poderia fazer isto. Para estas críticas ao presidente Lula, eu recomendo ouvirem o discurso do mesmo na conferencia da ONU, ocorrida semana passada. Esta ali represetado o verdadeiro estadista, o resto é oposição.

Depois de analisar este video, eu fiquei triste. Eu que estou tão feliz com o momento que o Brasil atravessa fiquei triste. Fiquei triste porque não vejo uma articulação possível contra Lula. Seria bom que tivessemos uma oposição menos golpista e mais atuante, que pegasse suas bandeiras, suas cornetas e fossem para as ruas. Mas nós estamos sem isto, quem está fora do governo teria apoiado políticas como as que levaram o EUA ao problema dos subprimes, teria levado o Brasil a um endividamento maior, a um aumento no número de pobres, ao aumento do desemprego, ao sucateamento da indústria nacional, ao alinhamento político na guerra contra o Iraque, e Afeganistão. Estas pessoas teriam invadido a Venezuela, o Haiti, a Bolívia, e mais recentemente o Equador. Estas pessoas teriam impedido o comercio exterior do Brasil de se expandir com os paises mais pobres, com a China, com o oriente médio. Eles teriam impedido a criação da Unasul, do fundo soberano. Eles teriam impedido a integração regional, os planos de integração por estradas, portos e aeroportos. Eles teriam impedido ao Brasil de cuidar dos mais pobres, de fazer política para quem mais precisa. Eles teriam impedido o Luz para Todos, o Bolsa Familia, o Prouni.

A nossa oposição fala em ética, e quando no governo não prendeu ninguém. Engavetou tudo, eu fico triste.

Fico triste também pelos amigos que ainda não acordaram.

abraço

5 comentários:

Anônimo disse...

Paulo Silva, através do Cidadania.Com, pude conhecer o seu espaço, e me chamou a atenção sobre o video do Carlos Vereza e o gordo.
A linguagem utilizada no programa tem de estar conectado com o pensamento Global e foi isso que o ator decadente foi lá fazer.
Falou dos países latinos seguindo orientação de esquerda, mas não quis falar a verdade, é só fazer um retrospecto dos gevernantes anteriores e o que fizeram pelos mais necessitados.
Parabéns pelo seu espaço e continue frequentando o Cidadnia.
Fernando

Edu Duda Moraes disse...

Excelente post... Uma ótima análise do lamentável video de Jô e Vereza que anda circulanda na Internet como se tratando de "sábias palavras" de verdadeiros "intelectuais orgânicos" da pseudo-esquerda / pseudo-direita tucanista.

Roberto Mercadante disse...

Parabêns pelo post.

Anônimo disse...

Video ótimo...

Democracia também é saber ouvir críticas e não ignorá-las !!!
(inclusive permitir este comentário )
O PT também é recheado de corruptos...
o PT fez aliança com Sarney...

A realidade nunca se equivoca!!!
wagner UNB/DF

roberto disse...

bom como a mídia é livre, livre também são as ponderações. creio que o vídeo aponta para questões sérias, assim com eram em períodos anteriores. O que é comum a todos os governos é a falta de consideração para com a população. Nenhum deles pode ser poupado quando falamos de questões éticas e integridade. Cabe pensar que um país, mudanças políticas consistentes ou sociais não se constrói em um ou dois mandatos.assusta a postura de qualquer político que chamar para si o credito de mudança. É subverter a verdade e manipular o povo. seja por qualquer líder de qualquer partido.particularmente acho a questão do pré sal uma vergonha. São décadas de estudo e pesquisa para se chegar onde se chegou. Se adonar dessa proeza da inteligência e tecnologia desenvolvida é no mínimo um desrespeito com a história daqueles que realmente trabalharam contra as impossibilidades e e escasses de recursos de todos os governos para a pesquisa. É preciso analisar a história e tratar os problemas e não ficar afirmando que tudo é factoide, e que corrupção é invenção da oposição.

Roberto